Cantinho Literário | Resenha "Mãe Sem Manual"
- Mariana Souza Correia
- 13 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Sinopse

"A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui.
Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando."
Autora: Rita Lisauskas
Páginas: 112
Editora: Belas Letras
Ano: 2017
Resenha

Quando Rita Lisauskas virou mãe, ela decidiu criar um blog onde pudesse relatar suas experiências com seu filho Samuca. Como uma coisa leva a outra, a jornalista decidiu colocar o assunto de seu blog nas mãos de seus leitores e lançou o livro Mãe Sem Manual.
Mãe Sem Manual é um livro feito especialmente para mamães de primeira viagem, mas não levem isso como uma regra. Eu mesma tenho 17 anos, estou longe de querer ser mãe nesse momento, li e achei maravilhoso!
O livro é dividido em 13 capítulos, do 0 ao 12, com títulos descontraídos. A autora conta sua experiência como mãe desde a gravidez até o primeiro ano do bebê. O livro é um anti-manual preparado para as futuras mamães que não fazem ideia do que vai acontecer quando seus filhos nascerem.
O último capítulo, ilustrado na foto acima, é o meu preferido. Nele, a autora faz uma critica sobre a sociedade preconceituosa que, até os dias de hoje, jogam toda a responsabilidade de criar uma criança para a mãe.

O design do livro está arrasador: capa dura, foco nas cores roxo e laranja e muitas ilustrações.
Eu amei a leitura e a linguagem descontraída que a autora utiliza. Aprendi muito com este anti-manual.
Como recebi o livro da Belas Letras na época do dia das mães, decidi presentear a minha com o Mãe Sem Manual. Ela já leu e está lendo de novo. Acertei em cheio no presente, ela amou!
Agradecimentos
Agradeço a Editora Belas Letras por ter tornado esta leitura possível. Amo ser parceira de vocês!
Vídeo de Recebidos
Vem ver o vídeo de recebidos do mês de Maio!
Comments